sábado, 15 de agosto de 2015

ASMR - Vídeos para relaxar e dar soninho Zzz..

Olaar fucsianas e fucsianos, tudo bem?
Hoje eu vim aqui para falar sobre uma coisa que tem me ajudado muito ultimamente, talvez isso ajude até outras pessoas que tem insônia ou que precisam relaxar mais! (ou talvez não ajude em nada, nunca se sabe haha). Eu to falando do ASMR!
Mas o que é esse tal de ASMR, Carol? pois bem..vou explicar. 
  
Eu amo assistir vídeos no youtube e de tanto fuxicar acabei descobrindo essa coisa maravilhosa.  ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response (em português significa “resposta sensorial autônoma do meridiano”) , que é: 

"um neologismo que se refere a um fenômeno biológico caracterizado por uma agradável sensação de formigamento geralmente sentida na cabeça, couro cabeludo ou regiões periféricas do corpo em resposta a vários estímulos visuais, auditivos e cognitivos."
Fonte: wikipédia


Numa linguagem mais simples, os vídeos de ASMR são feitos para relaxar e até mesmo dar sono nas pessoas! porém nem todas as pessoas são afetadas, eu fui e agora sou viciada nesses vídeos, sempre assisto (no mínimo) um antes de dormir. 

Sempre tive ASMR, mas foi só nos últimos meses que descobri. Eu sou viciada no youtube, e sou inscrita em vários canais, mas tem dois em especial ( O canal da Sweet Carol e da  Mari Santarem ~ Viiixxxen ) que eu adorava ficar vendo (mas ouvindo do que vendo), pois a voz dessas pessoas me relaxavam, não que o conteúdo não fosse bom, pelo contrário, eu adorava os canais delas, mas tinha alguns vídeos que eu adorava assistir antes de dormir, e pra minha felicidade, eu não era a única, tanto que essas duas youtubers/blogueiras começaram a produzir esse tipo de vídeo. O primeiro vídeo que eu assisti foi o da Carol e depois eu descobri que a Mari Santarem fez um segundo canal ( o Soft Spoken Fox ). 

Depois eu fui em busca de outros canais, pois eu fiquei viciada em ASMR! haha. É incrível como é relaxante assistir esse tipo de vídeo, eu super recomendo! porém nem todas as pessoas são afetadas por essa sensação deliciosa. Existem também aqueles que simplesmente não sentem nada. Para saber se esse é o seu caso ou não, a única forma é testar por conta própria. Para quem não é afetado, esse tipo de vídeo pode parecer uma coisa muito entediante, pois geralmente são longos, as pessoas falam baixinho ou sussurrando e são cheios de descrições sobre tudo. No entanto, se você estiver no time que tem o Meridiano do cérebro atacado por formigamentos que se espalham pelo corpo... Acredite quando falo que ir atrás desses vídeos irão te ajudar nas noites de insônia!

Embora ainda não exista um padrão que funcione para absolutamente todas as pessoas, há alguns temas que aparecem com certa recorrência nos relatos de quem já teve um episódio de ASMR
"Vozes suaves e calmantes
Sussurros bem próximos a um microfone ou aos ouvidos;
Tons de voz equilibrados, controlados;
Sotaques estrangeiros no seu idioma nativo;
Ruídos feitos com a boca, como estalar os lábios;
Atenção pessoal exclusiva, como receber cortes de cabelo, 
maquiagem ou exames médicos;
Ver a realização de trabalhos manuais feitos com precisão;
Sons de batidas leves e repetitivas em materiais diversos;
Ruídos suaves de materiais raspando ou cliques sucessivos;
Manuseio cuidadoso de objetos preciosos
            Zumbidos baixos ou som de chuva.”
Fonte: wikipédia

Agora pra quem quiser ver na prática e entender melhor o ASMR, eu fiz uma playlist com os meus vídeos favoritos, porém se você procurar no Youtube existem uma variedade enorme de vídeos. A maioria ainda é em outras línguas, mas a quantidade de vídeos em português tem aumentado bastante! eu prefiro os que são em português, porém tem alguns em inglês que são ótimos. 
                           
E ai pessoal, alguém já conhecia os vídeos de ASMR?  Se sim, quais são os seus favoritos? se não, vai querer ter essa experiência? 


bjo no core de vocês, suas fucsilindas e seus fucsilindos :*
Unicorn Carol 

3 comentários:

  1. Ah que legal ver mais um blog falando sobre o assunto! Eu também faço vídeos de asmr no meu canal Mandy Francesa *-*

    ResponderExcluir
  2. São poucos os blogs que abordam esse assunto. Adoro ler em blogs sobre asmr <3 aaah sério? opaa, vou me inscrever no seu canal e te acompanhar! estou sempre em busca de novos canais e quando tem vídeos de asmr neles, é melhor ainda <3

    ResponderExcluir
  3. ASMR é realmente apaixonante! Sou ASMR artist e tenho um canal no Youtube. Pode ficar à vontade se quiser dar uma olhada! Bjos!

    https://www.youtube.com/c/ASMRinBrasiloficial

    ResponderExcluir