quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O que é sick-lit?

Olaar fucsianas e fucsianos, tudo bem?
Hoje eu vim falar de um gênero literário que está muito em alta atualmente: A sick-lit


Mas Carol o que seria isso? O termo sick-lit  pode ser traduzido como “literatura-enferma” ou '‘doentia’' e, trata-se de livros em que seus protagonistas sofrem de alguma enfermidade. Jovens depressivos, anoréxicos, pelos que já cederam à tentação do suicídio, ou por qualquer outro distúrbio que atinja crianças e adolescentes. Apesar de ser um tema pesado, muitos livros conseguem tratar as doenças de uma forma leve e muito inspiradora. Existem uma variedade enorme de livros com essa temática, mas vou apenas citar três, que representam muito bem esse assunto. 

1. A Culpa É Das Estrelas (John Green)


Esse é um dos livros mais famosos desse gênero, aposto que todo mundo (ou quase todo mundo) já ouvir falar! O livro conta a história de Hazel Grace, uma adolescente com câncer no pulmão, que começa a frequentar um grupo de apoio ao câncer e conhece Augustus Waters, o Gus, um garoto em remissão, mas que está no grupo para apoiar o amigo, Isaac. Apesar de ser um livro que fala sobre o câncer, o foco principal é a relação da Hazel com o Gus. Os diálogos são bem construídos e eu amo o humor que, apesar de tudo, existe no livro. É o tipo de obra que faz com que você dê risada e chore em uma mesma página. Esse livro é escrito pelo autor John Green (João Verde! haha) e teve a sua adaptação pro cinema no ano passado (e a trilha sonora é sensacional, já indiquei ela aqui no meu post anterior). Indico tanto o livro quanto o filme! eu achei muito amor ambos! mas prepare: Você precisará de uma caixa de lencinhos! haha 

2. Extraordinário (R.J. Palacio)



August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Ele acaba ficando com o rosto  todo deformado. Por ser diferente, ele sempre estudou em casa, mas os pais decidem que finalmente é hora de ele entrar na escola. O livro narra o primeiro ano do Auggie na escola e os capítulos são alternados, com pontos de vista tanto dele quanto da família e amigos. É uma história que ensina muito sobre amor, gentileza e como nossas ações e a forma como escolhemos enxergar os outros pode mudar o mundo. Esse livro foi escrito pela autora R. J. Palacio e vai ter também uma adaptação para o cinema. 

3. As Vantagens De Ser Invisível (Stephen Chbosky)


Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o autor Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude. Teve a sua adaptação para o cinema em 2012 (E por sinal eu amo o filme e a sua trilha sonora também! E sim, é claro que eu citei ela aqui no meu post anterior) 


E ai pessoal, já tinham ouvido falar desse termo sick-lit? já leram algum desses livros?
beijos no core de vocês suas fucsilindas e seus fucsilindos :*
Unicorn Carol :)

30 comentários:

  1. Nossa eu não sabia o que era Sick - Lit, nossa nem sabia que existia essa palavra rsrs, mas foi legal saber disso viu eu gostei, eu nunca li livros mas eu assisti filmes assisti a culpa das estrelas que sinceramente que filme lindo, e as vantagens de ser invisível amei o blog e estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  2. No geral são poucas as pessoas que sabem desse termo, mesmo lendo ou assistindo os filmes desse gênero, pois além da sick-lit existe o sick-film também! haha
    Eu amo as adaptações desses livros! Sou muito fã tanto dos livros quanto dos filmes ♥♥♥
    Valeu liiindaaa! Vou passar no seu blog também! beijão :*

    ResponderExcluir
  3. Adorei esclarecedor!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carol.
    Eu já conhecia o termo sim e exatamente por causa da onda de ACEDE hehe. Dos que você mostrou, ainda não li Extraordinário, mas quero muito ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil! <3
      Graças a esse livro o termo ficou um pouco mais conhecido! Super recomendo essa leitura!
      Ah sei uma passada no seu blog, ele é muito amorrr, adorei <3
      bjsss :*

      Excluir
  5. Dessa lista eu só não li Extraordinário, mas já ouvi falar tão bem que já tá na minha lista. Ultimamente tem surgido diversos gêneros literários, o Sick Lit é o que mais me dá receio de ler porque sempre me emociono demais com as histórias.

    Adorei o nome do blog. Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo! Eu acabo sendo puxada pra esse tipo de leitura! Pra Sick-Lit e pra Fantasia! Eu também sempre me emociono, mas eu gosto desse tipo de leitura.

      Obrigada linda! vou passar no seu tbm! bjs :*

      Excluir
  6. Oi Carol,
    Conheci vc pelo insta e amei seu blog *-*
    Sobre o sick-list eu amo esse tipo de livro, porque eles nos ensinado que independente de qualquer problemas que tivermos, podemos superar e ser feliz. Eu preciso ler O Extraordinário, não sabia nada do livro e agr quero pra ontem rs

    Beijos da Thay :*
    Inspiração você vê aqui! www.decorpenduricalhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaaa Thay <3 tudo bom?
      Awwwwn obrigadaaaaa♥♥ que bom que você gostou!!
      Ah eu também adoro ler livros desse gênero! Com certeza!
      Esse livro é uma lição de vida! Todos precisam ler <3

      beijão Thay! :*

      Excluir
  7. Oi Carol, nunca tinha ouvido falar sobre sick-lit, adorei entender o que é e mais ainda ainda o breve resumo das histórias escolhidas. O único que li foi a culpa é das estrelas, e acho o máximo! Quero muito ler o Extraordinário, quem sabe, quando eu terminar os livros que já comprei e ainda não li :x kk
    Beijão flor, parabéns pelo blog, amei tudo aqui e vou dar uma espiada nas outras postagens agora, porque me apaixonei pela sua escrita ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Adrilaine, tudo bom ? <3
      A maioria não conhece o termo, muitos já leram livros desse gênero literário, mas não sabia que era um uma sick-lit! haha
      Eu amo A Culpa é das estrelas! Um dos meus favoritos ♥♥
      Lê sim! É um livro que vale a pena a leitura <3
      Ahhh muito obrigada sua linda! muuuuuito obg mesmo! fico feliz em saber disso♥♥♥♥
      Beijão! :*

      Excluir
  8. Ah, a culpa é um livro lindo demais, chorei tanto, quanto a Vantagens, só vi o filme, mas agora deu mais vontade de ler! *o*
    Beijão!
    Min - http://www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh é lindo demais mesmo! Chorei tanto no livro quanto no filme! haha
      Lê sim! Eu amo o filme e o livro também! ♥♥♥

      Beijão linda :*

      Excluir
  9. Já tinha ouvido sobre o termo e realmente parece algo bem pesado... Confesso que não sou fã deste tipo de literatura, sei lá, sou meio tiazona... kkkkk Enfim, não sinto vontade de lê-los... #mejulguem

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns livros são bem pesados mesmo, mas outros acabam tratando de uma forma mais leve e muito inspiradora! Haha muitos não gostam dessa temática mesmo não! O importante é que esse mundão ta cheio de livros, de vários assuntos e estilos. Tem sempre um que a gente ama ler e outros nem tanto! O importante é ler <3 haha

      bjão linda :*

      Excluir
  10. Curti demais o post!
    Já li e assisti "A Culpa é das Estrelas" e "As Vantagens de Ser Invisível", agora vou em busca de ler "Extraordinário", pois esse livro já ouvi muito falar sobre, mas a história mesmo ainda não li. HEHE

    Beijos.

    oeraumavezdeverdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Su!
      Que bom que você gostou! Fico muito feliz de saber disso <3
      Isso! Lê sim! Não irá se arrepender! haha

      Beijão lindaaa :*

      Excluir
  11. Sabe que nunca li nenhum livro da categoria? Não sei por que, mas a premissa não me atrai.
    Adorei o post. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos não curtem essa temática mesmo, Isa!
      Mas tenta ler A Culpa É Das Estrelas, é um livro muito lindo! Apesar de tudo, e do chororô, é uma história belíssima!
      Muito obrigada!!! <333333
      Beijão :*

      Excluir
  12. Não conhecia o termo sick-lit, muito interessante. Nunca li nenhum livro do genero, ele não é dos que mais me atraem. Mas um dia darei uma chance pro genero.

    Beijos
    silenciosa-metamorfose.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaaa Amanda <3
      Dá uma chance sim! Tem muita história linda e inspiradora, apesar da temática.
      Tem livro desse gênero literário que já me ensinou tanto!

      Beijão! :* ♥

      Excluir
  13. Acabei de aprender algo novo, achei muito bacana isso. Desses três, só não li ainda o Extraordinário, mas é perceptível o teor pesado dessas histórias devido à doença. São livros bem sensíveis.

    www.allthingsblue.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que você gostou! Sim são mesmo!
      Mas são livros lindos e inspiradores <3

      bjão :*

      Excluir
  14. Pela descrição são livros horríveis que não podemos ler se estivermos com depressão, não conheço nenhuma das histórias que tu compartilhou, mas morro de vontade de ver o filme A culpa é das estrelas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de cada pessoa, as vezes esses livros podem ajudar pessoas que se encontram com essa doença.
      Assiste sim, é um filme ótimo e lindo! mas prepara a tua caixa de lencinhos! hahaha
      bjão :*

      Excluir
  15. Desses eu só li A Culpa é das Estrelas, achei lindo, triste e chorei horrores hehe. Quero muito ler os outros. Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei isso tudo! haha Apesar de ter muito chororô, é um livro que vale a pena ler <3
      Lê sim! Eles são ótimos também!
      beijos linda <3

      Excluir
  16. Nossa!!!! Então, não sabia da existência desse termo, mas gosto das lições passadas por esse tipo de livro, principalmente quando o personagem fica bem no final hehehe!!! Odeio finais tristes!!! Desses já li A culpa é das estrelas e vou ler em alguns dias o Extraordinário!!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu Gosto desse gênero, sou bem eclética para livros tb.
    Ainda quero ler Extraordinário e As Vantagens de ser invisível, só li o A culpa é das estrelas até agora :)

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir